segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sputnik 2

  O Sputnik 2 foi colocado em órbita a 3 de Novembro de 1957 pela União Soviética, e levava a bordo a cadela Laika, escolhida entre 10 outros cães por ser a mais calma e sociável. O peso do satélite era de 500kg. Era um cone de 2 metros de base por 4 metros de altura. Continha diversos compartimentos onde estavam transmissores de rádio e instrumentos científicos.
 
  O engenho de 508 kg levava a bordo uma pequena cadela, a Laika, com o objectivo de serem estudadas as suas reações, primeiro ás acelerações e ás vibrações do lançamento e, em seguida, ao estado de imponderabilidade* que caracteriza toda a estada em órbita.

  Laika foi vigiada durante uma semana inteira, até se avariar o aparelho de emissão por rádio. Deve ter morrido pouco depois, pelo esgotamento das reservas de oxigénio. O Sputnik 2 prosseguiu silenciosamente a sua ronda à volta da Terra até cair na atmosfera a 14 de Abril de 1958.
 
Antes do lançamento do Sputnik II, tanto a União Soviética como os Estados Unidos já haviam lançado animais vivos em voos sub-orbitais. Esta missão exigia uma atenção especial ao treinamento dos cães, já que a duração do voo exigia dos animais uma adaptação em permanecer em espaços pequenos por um período maior.
 

  • O seu treinamento estava a cargo do cientista Oleg Gazenko. O treinamento consistia em habituar os cães ao ambiente que encontrariam na viagem, como o espaço reduzido da cápsula, os ruídos, vibrações e velocidade. Como parte do treinamento, a velocidade das decolagens era simulada através da força imposta na cápsula onde os animais se introduziam. O mesmo processo geral seria utilizado mais tarde no treinamento dos astronautas soviéticos.

  • A adaptação dos animais ao minúsculo espaço do Sputnik II exigiu que permanecessem em compartimentos cada vez menores por até vinte dias. O confinamento forçado provocou distúrbios nas funções excretoras dos animais, provocando a sua agitação e acabando por piorar a sua condição física geral.

Objectivos da missão

 

 
Descobrir se o animal suporta bem a colocação em órbita e o estado de imponderabilidade durante um certo período de tempo.
O animal suportou bem a colocação em órbita, tal como o estado de imponderabilidade, sendo assim os objectivos da missão considerados como cumpridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário